Entenda o que é Teologia e a sua importância

Você já ouviu falar dessa palavra no seu ambiente da igreja? Se sim, provavelmente você a ouviu de uma pessoa que não entende muito e não gosta do assunto, ou você ouviu de uma pessoa que entende do assunto mas nunca te explicou sobre o que se trata isso. Mas você já teve desejo de entender o que a pessoa está falando quando menciona a palavra “Teologia” ? Nesse artigo você irá entender o que significa o termo e o porque da sua grande importância para nossas vidas.

Afinal de contas, o que é Teologia?

Vamos começar a entender pelo dicionário priberam algumas das definições do termo:

1. Ciência da religiãodas coisas divinas.

2. Doutrina católica.

3. Curso de estudos teológicos.

4. Tratado de Deus.

Depois das definições, nós conseguimos entender que Teologia é uma atitude do ser humano em estudar a religião e o Deus que segue, seja ela qual for. Agora para nossa área, vamos pela definição de Milard Erickson:

“Em sentido estrito, estudo da doutrina de Deus Pai. Em sentido amplo, estudo da doutrina de Deus”.  

 

Até aqui compreendemos que, estudar teologia significa nada mais do que buscar o conhecimento de Deus e da sua doutrina, ou seja, conhecer suas qualidades, sua pessoa e seus atos. Além disso, também conhecemos os ensinamentos dEle para nós.

Por que esse estudo da doutrina de Deus é importante?

Diria até mais, que é fundamental entender quem Deus é e seus ensinamentos, para que assim possamos conhecer o sentido de nossa existência na terra e nossa missão. Alexandre Milhoranza nos mostra um grande motivo para estudar:

Uma das maiores razões para se estudar teologia é o valor do conhecimento sobre Deus. Qualquer outra categoria de conhecimento é um meio para um fim, mas o conhecimento de Deus é um fim digno em si mesmo. E, visto que Deus Se revelou através da Escritura, conhecer a Escritura é conhecê-Lo, e isto significa estudar teologia.

Você pensa que só Jesus e o Espírito Santo são suficientes e que não precisa de Teologia? Pois fique sabendo que sem ela você não Os conhecerá de fato e por inteiro, mas apenas em parte e, o pior, corre o risco de inventar um deus para si com algumas semelhanças com Cristo e Espírito Santo.

Mas como a Teologia me levá a uma vida prática?

Pois é, nesse mundo atual infelizmente pensamos que precisamos dar resultados práticos para tudo. Quantas vezes você não ouviu falar algo do tipo “temos que agir mais, orar mais e não ficar perdendo tempo estudando”. Te pergunto: como você passa em um concurso sem estudar com afinco? Como você consegue praticar seu trabalho de engenharia ou ciências sociais, ou qualquer outro nível superior sem estudar o que significa e como se faz? O mesmo raciocínio vale para a Teologia.

Ficou com vontade de saber mais? Assine nossa newsletter e terá conteúdo todos os dias em seu e-mail.

Não deixe de entrar em outros posts para aprender mais sobre esse assunto tão fascinante.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s